Dúvidas Frequentes
Diferenciais
Divisão de Máquinas
Tabela de Preços
Home
   
 
 


Clique e veja a abertura
do nosso site

 

   

 

   
   
   
   
 
CROMAGEM / CROMAÇÃO
Os prós e os contras a se conhecer
antes de abrir sua própria cromadora:
   
 

Somos normalmente solicitados sobre equipamentos para CROMAGEM / CROMAÇÃO. Sobre este tema, temos alguns pontos a esclarecer:

CROMAGEM / CROMAÇÃO é a aplicação de cromo (um metal de cor branca azulada e de grande resistência) pelo processo de eletrodeposição, normalmente pelo sistema de imersão, seguindo uma sequência de banhos eletrolíticos (com carga elétrica).

Ou seja, o cromo é a última etapa de um processo.
Fazemos este comentário pois muitas pessoas chamam erroneamente de “cromação” qualquer deposição galvânica de metais, seja ele ouro, níquel, cobre, etc., quando o correto é chamar de zincagem (conhecido popularmente como galvanização), niquelação, prateação, douração e outros.

Genericamente deve ser usado o termo galvanoplastia para definir qualquer processo de deposição de metais por eletrólise.

Inicialmente os metais a serem trabalhados na cromação (aplicação de cromo) necessitam de banhos químicos de reparação (decapagem), bastante fortes e agressivos, para retirar a cromação e metais de base desgastados ou apenas para preparar a peça em bruto. Estes banhos são especiais e devem ser manipulados e mantidos em perfeito estado, através de um químico especializado em galvanoplastia. O processo envolve substâncias químicas, que trabalham a quente e são nocivas a saúde e ao meio ambiente, e exigem o cumprimento de legislações ambientais para poderem ser usados legalmente.
 

Estas exigências incluem uma estação de tratamento de efluentes, ou seja, tratar os resíduos líquidos resultantes do processo, além do tratamento dos resíduos gasosos. Várias destas substâncias contém venenos ou produtos cancerígenos.

 
 

 

Conheça nossa técnica mais ecológica e produtiva:
Metalização em câmara
CLIQUE AO LADO E CONHEÇA A MAIS AVANÇADA
TECNOLOGIA EM METALIZAÇÃO INDUSTRIAL POR
CÂMARA, PARA GRANDES PRODUÇÕES DIÁRIAS
DE PEÇAS COM APARÊNCIA ESPELHADA  


Metalização
por Câmara

CROMAÇÃO ___________________________________________________

- Cromação/Cromagem: esta é uma técnica de muitas décadas, com pequenas evoluções, mas que não tem mistérios. Existem dezenas de empresas que vendem todos os produtos químicos, tanques, retificadores e tudo o mais.
O problema é que nenhuma delas fornece o sistema completo, com todos os produtos e acessórios, e sim apenas partes. A Cardinale fornece quaisquer sistemas que atendam ao interesse das pessoas e empresas que nos procuram. O que não fazemos é vender sistemas e mini sistemas de cromação a empreendedores pelo seguinte fato: o processo é altamente tóxico (o cromo causa câncer e até mutações genéticas a quem a ele fica exposto), perigoso, requer filtros de ar e de efluentes (líquidos resultantes da lavagem das peças). Esta atividade requer aprovações e registros em diversos Órgãos, para ser legalizada. Ou seja: lidar com 20 ou 100 litros de cromo, de decapante de ferro e outros inerentes ao processo, é tão prejudicial à saúde (e pode gerar prisão por crime ambiental) como lidar com sistemas de 10.000 litros ou mais. Além disso, só se consegue uma boa lucratividade quando se tem um volume grande de serviços, apenas possível de ser executado em grandes tanques. Tanques pequenos, com pouco volume de soluções, saem de configuração rapidamente, especialmente aqueles feitos em tanques caseiros (tambores, etc.). Fora isso, o cromo requer tanque fabricado com material e revestimento especial, e outros banhos requerem tanques com movimentação mecânica da peça. 


Temos exclusivas soluções de ouro, zinco e cobre
sem cianeto ou sem cianeto livre !
(não geram gases tóxicos se misturadas acidentalmente a ácidos)

.

 

Antes de iniciar qualquer pesquisa, informe-se junto à Prefeitura local se há a possibilidade de instalar um sistema galvânico e quais as exigências legais juntos aos Órgãos do meio-ambiente. Fora isso, terá de ser contratado (por força da Lei) um técnico químico responsável.

Cromação não se começa muito pequeno e vai crescendo, pois envolve volume de serviço para ser lucrativa! Não se iluda: se não for iniciada uma cromação em condições ideais, haverá grandes problemas!

Os tanques para médias e grandes peças deveriam ter ao menos 2000 litros de capacidade cada!!
Seria uma empresa de grande porte.  


Mesmo peças como tampas de válvulas de motores e partes de escapamentos de motos já necessitariam de tanques de ao menos 300 a 500 litros cada.
 

A TÉCNICA É AMPLAMENTE CONHECIDA HÁ DÉCADAS, E NÃO HÁ NENHUM SEGREDO PARA SE FAZER GRANDES OU PEQUENOS TANQUES !!!  PODEMOS FORNECER O QUE FOR PRECISO !!

Para se ter uma ideia da técnica, imagine que uma pessoa leve uma pedaleira de moto, de ferro enferrujado, para ser cromada. As etapas (básicas) seriam:

-  decapagem do cromo velho (se houver)
-  decapagem do níquel (se houver)
-  decapagem do cobre (se houver)

polimento
- 
decapagem do ferro
- 
lavagem
- 
desengraxe químico
- 
lavagem
- 
desengraxe eletrolítico
lavagem
ativação
lavagem
cobre alcalino
lavagem
ativação
lavagem
cobre ácido
lavagem
ativação
lavagem
níquel
lavagem
ativação
lavagem
cromo
lavagem

Se o metal fosse alumínio (ou ligas de alumínio, como no caso de rodas de carros), ou ainda fosse uma peça de ABS, as dificuldades seriam ainda maiores, com o uso de banhos químicos prévios e... a grande chance de haver desplacamento do acabamento, caso apenas um pequeno erro ou imprecisão do processo seja feito!

A linha Alquimia Moderna by Cardinale fornece, sob encomenda e sob medida para atender às necessidades específicas de cada cliente, linhas industriais completas de tanques, retificadores, soluções e ânodos, para cromação, com capacidades e tamanhos variáveis de acordo com a necessidade de tamanho e número de peças (produção) a serem imersas na sequência de tanques. Mas sempre lembrando que este processo exige ao menos um químico responsável (exigência do CRQ- Conselho Regional de Química), além de um técnico galvânico em período integral, para se obter acabamentos de qualidade, além do cumprimento das outras exigências legais, como o tratamento dos resíduos, o que eleva bastante o custo do sistema completo.

Notadamente reiteramos que o serviço de cromação só se torna rentável, com uma produção bastante elevada, visando cobrir os custos fixos do sistema em operação. 

A ideia, como que informamos nesta mensagem, não é desestimular a criação de seu projeto, mas apenas sermos sinceros e coerentes, para que seja visualizado, em termos reais de investimento e produção, o que vai ser enfrentado para concretizar sua empreitada.

Um conselho seria uma visita sua a uma cromadora instalada legalmente e verificar o processo em loco!

Montar um sistema galvânico clandestino e sem as devidas medidas de precaução pode resultar em morte, como já ocorreu em diversos casos notificados até pela imprensa, onde erros de troca de produtos na aditivação de banhos resultou em geração de gás cianídrico fatal (mistura acidental de grandes volumes de cianeto com produtos ácidos).

Caso sua escolha recaia sobre o uso de tanques profissionais, uma de nossas muitas especialidades, precisamos de detalhes completos para que possamos lhe ser úteis, dentre eles:

-  Noção de intenção de investimento
   (qual o valor máximo que pretende investir no projeto completo)
-  Tipo de peça a ser cromada

-  Tamanho máximo de cada peça (comprimento x largura x altura)
-  Volume de peças por dia a serem cromadas
-  Substratos das peças (de que metal ou material são feitas)
-  Uso a ser dado às peças
-  Existência ou não de galpão específico para o sistema

De acordo com a complexidade do sistema requerido, a Cardinale terá de prover um orçamento prévio para um PROJETO TÉCNICO para levantamento de necessidades, antes de partir finalmente para a cotação de materiais, soluções e equipamentos.

Só assim evita-se perda de tempo e dinheiro em investimentos falhos com empresas que apenas vendem Marketing e problemas aos clientes!

Para empreendedores e empresários de visão, a linha Alquimia Moderna by Cardinale oferece algumas variantes, visando tornar o processo mais simples, menos perigoso, mais versátil e mais acessível economicamente, além de propiciar várias vantagens e pouquíssimas desvantagens sobre o processo tradicional de tanques.

São estas as alternativas:

-    Sistema de Metalização por Câmara: totalmente ecológico, permite acabamento de alto brilho com baixíssimo custo e sem geração de nenhum efluente tóxico, líquido ou gasoso. Ideal para altas produções de pequenas peças ou produções menores de peças maiores.
- Vantagens: ecologicamente correto (não gera nenhum tipo de efluente gasoso ou líquido),    elevada produção, baixíssimo custo de produção, acabamento de alto brilho e em infinitas cores, aplicável em praticamente qualquer material, ocupa pouco espaço físico, não requer licenças ambientais, não requer mão de obra especializada, metaliza um grande número de peças, e de forma simultânea, custo muito, mas muito menor do que o da cromação normal.
- Desvantagens: custo mais elevado do equipamento (embora inferior ao de um processo galvânico tradicional), tamanho das peças limitado ao tamanho da campânula do equipamento, menor  resistência mecânica/temperatura se comparado ao cromo tradicional (mas possui a ótima  resistência das tintas automotivas quando o acabamento é protegido com verniz PU)

-    Sistema Mirra / Magic Chrome de tinta “cromo”especial (a mesma que está sendo usada nos carros da Fórmula 1 da equipe McLaren Mercedes na temporada de 2006): a técnica, recém lançada no Brasil e no mundo, que denominamos “Spray-On Chrome”, permite usar um processo de deposição de micro partículas metálicas, em sistema semelhante à de tintas automotivas, só que conseguem a incrível capacidade de simular o aspecto do cromo, com reflexão de até 70~90% do cromo tradicional aplicado pelos nossos tanques de imersão (90% aplicado por trás, em peças translúcidas).
-  Vantagens: aplicação simples com compressores e pistolas normais de pintura, de custo acessível, além de propiciarem infinitas cores e sobre praticamente qualquer tipo de peça ou material, sem limitação de tamanho da peça (a limitação é apenas o tamanho da cabine de pintura), por não necessitar de imersão em tanques, só “pintar”!
-  Desvantagens:
A aplicação só suporta a exposição da peça “pintada” a altas temperaturas se for feita a aplicação de uma tinta de base, resistente a altas temperaturas. Embora tenha a resistência de tintas automotivas, é menor do que a do metal cromo.

-    Sistema Spectra Chrome de tinta “cromo”especial: esta técnica tem um processo de aplicação diferenciado da anterior citada, mas consegue a incrível capacidade de simular até 100% da reflexão do cromo tradicional aplicado pelos nossos tanques de imersão.   
- Vantagens: Altíssimo brilho e qualidade final, com a aparência do cromo e infinitas cores, sobre praticamente qualquer tipo de peça ou material, sem limitação de tamanho da peça (a limitação é apenas o tamanho da cabine de pintura), por não necessitar de imersão em tanques
- Desvantagens: A aplicação não suporta a exposição da peça “pintada” a altas temperaturas. Para isto é necessária a aplicação de uma tinta de base, resistente a altas temperaturas. Requer u
so de uma cabine de pintura sofisticada, com temperatura controlada e persistência até dominar o processo. Processo mais detalhado para gerar serviços perfeitos embora tenha a resistência de tintas automotivas, é menor do que a do metal cromo

-     Kit Metalizador: metaliza peças não condutoras em cobre, para posterior terceirização em empresas de cromagem, (aplicação de níquel e cromo sobre o cobre).
-
Vantagens: esta alternativa permite a metalização e cromação de praticamente qualquer material, incluindo plástico comum, barro, gesso, madeira, resina, etc.  O banho de metalização não gera vapores nem gases tóxicos, e os resíduos voltam ao banho, sem problemas.
- Desvantagens: exige terceirização para posterior deposição de cromo.

 

 


Conhecendo um pouco mais sobre o Cromo :

Existem 3 tipos básicos de cromo. Incluiremos aqui a opção do níquel:

Ø  Cromo 6 (decorativo/duro), conhecido também como hexavalente.
Características :

1.   
Altíssima dureza e resistência mecânica
2.   
Aplicado normalmente pelo processo de imersão em peças automotivas, torneiras, etc..
3.   
Solução química poluidora e cancerígena, requerendo caros sistemas especiais de filtragem de efluentes quando aplicada pelo processo de imersão.
4.   
Aparência brilhante e branca levemente azulada.
5.   
Para ser aplicado em “plásticos” (somente ABS) deve ser acoplado sistema de metalização química  

Ø  Cromo 3, conhecido também como trivalente.
Características :

1.   
Normalmente aplicado pelo processo de tanques de imersão, em sistemas mais ecológicos, mas tem cor mais acinzentada e requer sistemas especiais de filtragem contínua.
2.   
Aparência brilhante e branca levemente azulada.
3.   
Boa resistência ao contato com água e abrasão leve (não requer verniz protetor)
4.   
Boa resistência mecânica (dureza e resistência a riscos)
5.   
Por contato, os resíduos devem ser neutralizados com o redutor de cromo (solução fornecida gratuitamente)  

Ø  Cromo EZ - EXCLUSIVO GOLD EFFECTS / Alquimia Moderna by CARDINALE
(as letras EZ geram a pronúncia ÍZI em inglês, da palavra EASY (fácil em português)
Características :

1.   
É um substituto do cromo decorativo, com a vantagem de ser uma solução menos agressiva e de aplicação rápida e simples.
2.   
Desenvolvido para ser facilmente aplicado pelo processo de contato (sem tanques)
3.   
Aparência brilhante e azulada, ligeiramente acinzentada
4.   
Boa resistência a abrasão (requer verniz protetor para casos de contato com água)
5.   Boa resistência mecânica (dureza e resistência a riscos)
6.   Não utilizável em peças sujeitas a altas temperaturas, pois o
verniz de proteção não a suportaria! 

Ø  Níquel (opção de substituição do cromo, por ser mais fácil de aplicar por contato). Características :
1.   
Aparência brilhante, branca e ligeiramente amarelada, usada de base para o Cromo
2.   
Ótima resistência a abrasão (não requer verniz protetor) e ao contato com água
3. 
Ótima resistência mecânica (dureza e resistência a riscos)

Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários para auxiliar em sua decisão de vir a ser cliente preferencial Cardinale, certos de seu sucesso financeiro e profissional!

Visite agora nossa página de
Respostas às Perguntas
mais Frequentes (FAQ)

(clique aqui)

 
Showroom: R. Gomes Nogueira, 462 - S.Paulo - SP - 04265-010, Fone: (11) 2061-3378 - E-Mail: cardinale@cardinale.com.br
Copyright 1992 - 2010 - Todos os Direitos Reservados - Proibida cópia, alteração ou reprodução
Criatura Comunicação